segunda-feira, 17 de junho de 2013

FALTA JUÍZO?



O executivo “compra” o legislativo. Isso é um mal crônico, independente do partido ou do grupo dominante, e vamos às ruas contra o grupo que está no poder, mudamos e tudo continua igual.
Culpa de quem?
Banqueiro não paga imposto, Igrejas, Escolas e Hospitais filantrópicos também não, assim como traficantes, exploradores da prostituição e outros menos cotados...
Motivo – o modelo político? A democracia? Obviamente também não, já que à época da ditadura a situação era a mesma ou mesmo pior.
Um grande brasileiro foi Ulisses Guimarães, o senhor constituição.
Até aí tudo bem, o problema é que o mesmo era bipolar.
E parlamentarista convicto.
Mas vivemos num país presidencialista, e temos uma constituição parlamentarista com um pluripluripluripluripartidarismo.
Quase todos “barrigas de aluguel”,  para auxiliar, claro que com uma remuneração gigantesca, o presidente de plantão.
Numa Constituição bipolar o país se atravanca, sai FHC entra Lula, entra Dilma, e até a Heloísa Helena sofreria do mesmo mal; são reféns de um congresso lobista e viciado;
Se não definirmos logo se teremos primeiro ministro ou tivermos uma constituição presidencialista, os de-puta-dos eleitos e bem treinados pelos financiadores de suas campanhas cobrarão e caro para deixar o presidente governar em relativa paz.
É governável isso?
Pago meus impostos e exijo meus direitos. Concordo, mas os donos da de-puta-iada não pagam, é mais barato comprar e montar seus lobbies.
Tira Dilma, coloca Aécio, tira Aécio coloca o INRI Crist e a situação continuará a mesma.
Quando vamos tomar juízo?

Nenhum comentário: