segunda-feira, 4 de junho de 2012

AMOR, QUE O GESTO HUMANO N’ALMA ESCREVE/ servo, eu serei do Amor- força sublime/ LUIS DE CAMÕES e marcos loures

AMOR, QUE O GESTO HUMANO N’ALMA ESCREVE/ servo, eu serei do Amor- força sublime/
LUIS DE CAMÕES e marcos loures


Amor, que o gesto humano n'alma escreve,
vivas faíscas me mostrou um dia,
donde um puro cristal se derretia
por entre vivas rosas e alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
por se certificar do que ali via,
foi convertida em fonte, que fazia
a dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor que brandura de vontade
causa o primeiro efeito; o pensamento
endoudece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera num momento,
de lágrimas de honesta piedade
lágrimas de imortal contentamento.

LUIS DE CAMÕES

Servo, eu serei do Amor - força sublime;
Que da Natura traz alento e glória,
Cevando-vos; eterno, em m’a memória.
No encanto que deveras nos redime,

Certificando o encanto onde se estime
Enquanto a vida segue merencória,
Deixando em ledo engodo a rude escória
E assim toda a tortura Amor suprime.

Seguir-vos-ei deveras co’a brandura
Na senda onde esperança configura
Endoudecido espasmo em plenitude.

Aproximando-me de vós percebo em luz
O rastro aonde além já me conduz
A força quando em paz tudo transmude.

Nenhum comentário: