domingo, 12 de outubro de 2014

DE ESCURIDÃO E CLARIDADE

DE ESCURIDÃO E CLARIDADE

Inté essi ano passado
vivi na escuridão
cum a luz de lamparina
alumiando o sertão
meu banho? só de bacia
e, as veis, passava seis dia
sem sabe como tomá
gás, lá na mata num havia
lenha, tinha que cortá
mas, isso nem todo dia
se lá na terra chuvia
num dava pra encontrar
minhas criança fedia
intão tacava perfume
a lua era nosso lume
os grilos a companhia
no frio então sofrimento
calor era outro tormento
inté tentamo comprá
e trazer a luz pra casa
mas num dava pra pagá
o que os moço me cobrava
Inté que veio esse Lula
e, luz pra cá me mandô
preguntei quanto é que era
os moço nada cobrô
minha muié ficou fula
como pode, seu dotô?
um me cobrá uma fortuna
isso é que é gente gatuna
tremendo aproveitadô.
apois bem, minha muié
insistiu prá gente tê
não uma coisa qualqué
quis comprá a tar teve.
e uma tár de paranóica
pra meiorá as image
naqueles canto de varge
onde proseio de córca
ouvino meus cumpanhero
veio o tár de zé fulero
me dize que eu to errado
que pra sabe das nutiça
tem a tar teve senado
onde o povo rebuliça,
fais as lei do meu país,
entonce disse, feliz
muié ficarei preparado
pra sabe dessas história
antes dos outro sabê
das lei, que de memória
fais o brazi mais crecê.
Pois então, fui assisti
antes eu num tivesse ido
meu santo tempo perdido
um troço que eu nunca vi.
Fofocada o dia intero
pior que a cumade Rosa
quando, num dedo de prosa
fala már do mundo inteiro!
tem uns tar de senadô
que vive falando mal
Meu Deus, que cara de pau
isso é triste sim sinhô.
das lezes num falam nada
as coisas anda parada
nada de bom aprovô.
Tem um moço da mão santa
fala, fala e nada diz
se tá achano que me encanta
tá me fazendo infeliz
meu fio precisa de escola
mais eles num dão nem bola
prum projeto que miora
salário de professô,
além de bota na escola
os fio dos sofredô,
mais cedo móde estudá
inté podê sê dotô.
inveis disso eles prefere
falar mal da vida alheia
isso tudo ansim me fere
como cortasse na veia
tem um tár de magalhães
que veio la da Bahia
me dissero, que esse então
é o grande campeão
da tár de fofocaria
que foi pego, no fragrante
mas escapô, fugidio
vortô pió do que antes
cumo o tár do seu virgio;
um que balança o pescoço
engasgado com um osso
que cisma em nunca descê.
fala már de todo mundo
chama os outro pra porrada
fala tanto e num diz nada
adora fofocaiada
pior que tudo é a magrela
uma moça alagoana
que, me disséro ser ela,
moça que nunca se engana;
esbraveja todo dia
ninguém presta pressa moça
fala de jão e maria
fala tanto que alvoroça
a quem num presta atenção
pressa moça nada presta
o governo e oposição
me dissero foi expursa
pelos tar trabaiadô.
agora a moça tá avursa
junta cum tar senadô.
que cobrava dos colega
uma tar de percentage
mais isso o moça renega
fala que isso foi bobage.
E as lezes ninguém diz nada
prefere a fofocaiada
vida dos otro é que importa
viva a tar malidicença
se o povo tá cum doença
que essa espere na porta,
primero fofocaiá
se fosse notro lugá
esses cabra despidido
ia, pelo patrão corrido
por num querê trabaiá.
a turma de preguiçoso
botá uns terno vistoso,
eles são tão presunçoso
que se acham mais gostoso
recebem sem trabaiá
desliguei o tar caná,
se for falá sem proveito
fico bem mais satisfeito
cas fofoquera daqui,
esses cabra dão o direito
da gente vir reclamá
ou dervove seu salário
ou turma de salafrário
por favor vão trabaiá!

MARCOS LOURES


Nenhum comentário: