domingo, 19 de outubro de 2014

NO RIO DE JERERÉ

Tucanolândia - Capítulo 19 - Não quero outra vida pescando no rio de Jereré

 


Como dissemos no capítulo anterior, a província de Saint Paul experimentava no governo de Dom Gerald Aidimin, aliado de Dom Fernando Henrique Caudaloso, uma queda importante no percentual de participação econômica no Reino; fruto da dobradinha tucana nos Governos do Reino e da Província.
Isso fez com que a gigantesca locomotiva, por questões de economia de energia, diminuísse a potência usada para carregar os vagões, ou seja, as outras províncias.
O crescimento cavalar que se anunciava ia rabo abaixo, formando uma bela cauda, como se fosse um cometa, às avessas.
Pois bem, paralelamente a isso, obviamente as oportunidades de trabalho diminuíram vertiginosamente, havendo em dez anos, um crescimento do desemprego em 33, 6 por cento, sendo que a taca de desemprego chegou a dezessete e meio por cento contra uma média de 10,9% do Reino.
Paralelamente a isso, Dom Gerald Aidimin reduziu o orçamento das frentes de trabalho em nove milhões.
Isso é uma demonstração da capacidade administrativa de Don Gerald Aidimin que, a continuar desta forma, prometendo repetir a nível federal o que fez com a província teremos um novo Reinado, a Desempregadolândia.
Aliás, já no reinado de Don Fernando Henrique Caudaloso, o desemprego aumentava em todo o reino, numa demonstração de que o real, realmente valia muito, já que o povo não queria nem precisava trabalhar, sendo que um biscatezinho aqui e outro acolá, bastavam para sustentar a família.
Se vocês não se recordam dos símbolos do plano real, escolhidos por Dom Fernando Henrique Caudaloso, vamos a eles:
Em primeiro lugar, o frango a um real, ou seja um dólar o quilo, embora hoje esteja a um real e meio, ou seja setenta e cinco centavos de dólar.
Depois, a dentadura, a que boa parte da população passava a poder ter acesso, desmentindo a música dos Titãs, que nos chamava de um país de banguelas.
Claro que hoje, a assistência odontológica mais ampla poderá minimizar esse grande feito de Dom Fernando, mas esse fato é histórico.


MARCOS LOURES

Nenhum comentário: