sexta-feira, 28 de junho de 2013

QUEM SABE FAZ AGORA

QUEM SABE FAZ AGORA



Vivemos um momento ímpar na história contemporânea do Brasil, a sociedade se une em torno de reformas mais do que necessárias, e essas devem ser feitas com a maior urgência possível.
Creio e sei que há pessoas de boa índole em TODOS os principais grupamentos políticos do país, e o problema que gera todos os males está no modelo político atual, com o poder concentrado nas mãos do legislativo, corrupto e representativo dos grupos econômicos que custeiam as campanhas políticas.
Esse diagnóstico não é de agora, e se repararmos bem, todos os governos anteriores foram vítimas disso.
A começar pelo próprio Sarney com a “negociata” de mais um ano de mandato com a distribuição de concessões públicas de radio e televisão em troca de apoio dos deputados.
Passemos por Collor que criou uma maioria artificial no Congresso com a “compra” de deputados, o seu sucessor – Itamar – passou pelo escândalo dos anões do orçamento.
Fernando Henrique teve as denúncias – não apuradas- de compra de voto para a reeleição e as privatizações feitas sob uma quantidade imensa de denúncias.
Lula com o mensalão também teve que comprar a maioria do congresso.
Portanto, esse mal é crônico e necessita ser urgentemente sanado.
Agora vivemos um momento interessante, pois o que faltou a todos os governantes anteriores, ou seja por falta de coragem ou por comodismo – é mais barato comprar do que convencer ou por medo da falta de apoio popular às mudanças, encontra respaldo no Executivo.
Creio que não teremos outro momento para que se façam essas mudanças, e não vejo no cenário político brasileiro ninguém que tenha a capacidade de, sem o apoio popular o fazer.
Independente do partido, essa questão eleitoral não é o principal motivo de lutas agora, os homens de bem devem se unir para que essa mudança seja feita já.
Não podemos perder essa oportunidade ainda mais com brigas estúpidas e inoportunas, basicamente eleitoreiras, pois senão seremos cúmplices dos mensaleiros e afins.
Eu quero morrer com a minha consciência tranquila de ver realizado o sonho de um país melhor, e no momento isso passa pelo apoio do Executivo, senão tudo se perderá por mesquinharias, a juventude desiludida ou usada por maniqueístas – partidários pode matar o sonho dos homens de bem, repito tanto do PSDB, do PT, do DEM, do PV, do PSB, e de TODOS os partidos.
À época das eleições vistamos a camisa do partido que quisermos ou não, mas com a certeza do dever cumprido.
Não quero eximir a Dilma, mas quem não está contra nós está do meu lado, e como dizia Tancredo na eleição de 1986 – se o Maluf quiser votar em mim eu agradeço.
Esqueçam as bandeiras partidárias e façamos uma corrente de pessoas de bem para não sermos culpados pela perda dessa oportunidade única que se apresenta.
Se você quer que seu candidato governe lute pela reforma política senão será mais um boneco nas mãos de um modelo político bipolar.
Debates de ideias com o apoio da OAB, dos homens de boa índole e o apoio do executivo.
Aí faremos a diferença e poderemos ter a sensação do dever patriótico cumprido.


Marcos Loures

Nenhum comentário: