domingo, 21 de novembro de 2010

50671/80

1

As ideias não são para guardar; alguma coisa tem que ser feito com elas.
Alfred Whitehead

Guardar o pensamento
De nada valeria
Liberte a fantasia
E trace um novo alento
Aonde me alimento
Bem mais se poderia
Pousar noutra harmonia
E nisto algum provento,
Espero apenas isso
E quanto mais me viço
Nos céus em liberdade
O passo se desvenda
Supera qualquer lenda
E além do todo invade.

2

O progresso fundamental tem a ver com a reinterpretação de ideias básicas.
Alfred Whitehead

O renovar do sonho
Presume a libertária
Vontade em luminária
Aonde eu me proponho
Ousando assim componho
A luta mesmo vária
E sei desta operária
Visão onde me ponho,
Apresentando o eterno
Momento onde me interno
E vago em novo tom,
Pousando muito além
Do quanto sei que tem
Imaginário dom.

3

A completa falta de humor da Bíblia é uma das maiores surpresas da história.
Alfred Whitehead

O fato mais atroz
Realidade em si,
No quanto eu percebi
Trouxesse em nova voz,
O mundo vivo em nós
E nisto estando ali
O todo que senti
Num ato mais feroz,
A sorte se desenha
Ainda quando venha
Em claras sintonias
O tempo num sorriso
Desvenda o paraíso
Aonde o bem verias.

4

A pergunta idiota é o primeiro vislumbre de algum desenvolvimento totalmente novo.
Alfred Whitehead

O quanto se duvida
Do que numa óbvia face
Deveras se mostrasse
Renova a própria vida
A imagem construída
Ainda que traçasse
O todo além do impasse
Abrindo esta ferida,
E assim se aproximando
O mundo em contrabando
Gerasse além de tudo
O quanto se aproxima
Do tanto onde se prima
E nisto enfim me acudo.

5

Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.*
Allan Kardec

O tempo nos trará
A face verdadeira
Do quanto mais se queira
A vida qual maná
E o todo se fará
Ousando esta bandeira
Na luta costumeira
O tempo mostrará
A face mais audaz
Enquanto a vida traz
A eterna dimensão
Do sonho mais palpável
Num mundo mais arável
Sobeja plantação.

6

Para mim, um homem é um homem, isto apenas! Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social. Pertença ele às mais altas camadas da sociedade, se age mal, se é egoísta e negligente de sua dignidade, é, a meus olhos, inferior ao trabalhador que procede corretamente, e eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. A primeira me aquece, a segunda me enregela.
Allan Kardec

O ser é bem maior
Do que tal parecer
O dia a se perder
Traduz o bem pior
E quanto do suor
Pudesse merecer
Quem sabe perceber
O quanto é tão maior
O passo libertário
De um sonho imaginário
Ousando noutro encanto,
Um ato vale mais
Que ditos magistrais,
Decerto isso eu garanto.

7

A Música exerce salutar influência sobre a alma e a alma que a concebe também exerce influência sobre a Música. A alma virtuosa, que nutre a paixão do bem, do belo, do grandioso e que adquiriu harmonia, produzirá obras-primas capazes de penetrar as mais endurecidas almas e de comovê-las.
(Obras Póstumas)
Allan Kardec

A sensibilidade
Produz além de tudo
O quanto em paz ajudo
O todo que me invade,
Assim a liberdade
Enquanto ora me acudo
Num todo e me transmudo
Ousando em claridade,
A luta nunca cessa
E sei desta promessa
Do amor maior de Deus,
E os dias que virão
Domando a direção
Impedem cada adeus.

8

Assim como a Arte Cristã sucedeu a Arte Pagã, transformando-a, a Arte Espírita será o complemento e a transformação da Arte Cristã. O Espiritismo, efetivamente, nos mostra o porvir sob uma luz nova e mais ao nosso alcance. Por ele, a felicidade está mais perto de nós, está ao nosso lado, nos Espíritos que nos cercam e que jamais deixaram de estar em relação conosco.
(Obras Póstumas)
Allan Kardec

O ser além do ser
Uma alma transcendendo
Além de mero adendo
Traçando o amanhecer
E nisto posso crer
Num mundo mesmo horrendo
O quanto em paz entendo
O dia a se fazer,
Mergulho neste encanto
E sei e não me espanto
Com tudo o que virá
Moldando noutro espaço
O tempo outrora escasso
No eterno e desde já.

9

"Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito."
Allan Kardec

O quanto reproduz
A vida noutro instante
Deveras nos garante
A imensa e rara luz,
Ainda sem a cruz
Do quanto é degradante
O mundo se adiante
E nada faça jus
Ao passo que se tente
Vencer o impertinente
Caminho em turva face,
Traduz farta grandeza
Expondo sobre a mesa
O amor que nos tocasse.

50680

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
Allan Kardec

Eterna aprendizagem
A vida traz por meta
O quanto se completa
A cada nova aragem,
Ainda esta visagem
Do todo que repleta
E Deus sendo poeta
Renova esta viagem,
Marcando com ternura
O tanto se assegura
No dia após, vindouro,
E desta forma a sorte
Deveras nos comporte
Qual fosse algum tesouro.

Nenhum comentário: