sexta-feira, 26 de novembro de 2010

51541/50

41

Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas, eu sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança. Eu sou o homem da esperança.
Ariano Suassuna

O que mantém acesa
Minha alma em tom suave
Aonde quis uma ave
Somente mera presa,
A luta mais coesa
A vida enquanto agrave
A sorte imensa trave
Na forte correnteza
O frágil cantador
O mundo em multicor
Desenha onde se lança,
Do todo que podia
Apenas fantasia
Restando em esperança.

42

… que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.
Ariano Suassuna

O mundo sem fronteiras?
Aonde a fome doma
Não resta sequer soma
E nem velhas bandeiras
E mesmo que tu queiras
A sorte diz redoma
E gera outra Sodoma
Trazendo as carpideiras,
O corpo que se estende
O mundo ora depende
Apenas de justiça,
Mas quanto mais se vive
O tempo, o sonho prive
E a Terra é movediça.

43

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo
sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas"
Ariano Suassuna

Não perco a fantasia
De crer sempre plausível
Um toque mais possível
Gerando esta utopia,
O tempo não traria
Sequer o quanto é crível
Mudar e ter mesmo cabível
A sorte que eu queria,
O mundo se transforma
E em cada nova forma
Resulta onde degrade,
Ainda mesmo assim,
Procuro dentro em mim
Sonhar com a amizade.

44

O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.
Ariano Suassuna


Não crer no que viria
Ou mesmo me entregar
Sem medo a divagar
Em tola fantasia,
Deveras poderia
Apenas caminhar
E crer noutro lugar
Em noite clara ou fria,
O quanto realista
Não nega uma esperança
Aonde o que se avista
Traçando onde se lança
Permite uma conquista
E nisto a sorte alcança.

45

Não troco o meu "oxente" pelo "ok" de ninguém!
Ariano Suassuna

Ser e permanecer
Após cada momento
E nisto quando assento
Já nada a me perder
O tanto quanto ver
O rumo em pensamento
Vivendo o sentimento
Imenso do prazer,
Não vejo outro caminho
Sequer onde me aninho
Minha alma e berço e cais,
Depois de tantos anos
A vida traz os danos,
Mas venço os temporais.

46

A inteligência é a insolência educada.
Aristóteles

O negar traz à luz
O quanto poderia
Vencer a letargia
E nisto nos conduz
Ao fato onde reluz
Além na mais sombria
Vontade em harmonia
Ou mesmo amarga cruz,
O ser e não ceder
Ao quanto parecer
E nisto ter em mente
O tempo sem medida
Regendo cada vida
Aguando esta semente.


47

Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...
Aristóteles

Amor de uma amizade
Um fato a conquistar
E neste caminhar
Sem nada que o degrade
Ainda em claridade
Vestir raro luar
E neste navegar
Rumando à liberdade,
O passo mais audaz
O todo onde se faz
Bem mais do que um momento,
Singrando este oceano
Vencendo cada engano
Abrindo o peito ao vento.


48

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
Aristóteles

O quanto repetimos
Em atos, pensamentos
Trazendo nos momentos
Além dos velhos limos
Moldando mais que mimos
E nisto os sentimentos
Tramando em tais alentos
E assim nós dividimos.
Tornar a liberdade
Um hábito e vencer
O quanto aparecer
E mesmo quando invade
A noite em brumas feita,
No sonho em paz se deita.

49

O homem solitário é uma besta ou um deus.
Aristóteles

A solidão permite
O livre pensamento,
Porém noutro momento
A vida já limite,
E o corte necessite
Do farto tratamento
E sem alheamento
Num rumo se acredite,
Ousando com ternura
A sorte que procura
Terá como resposta
O todo quando quis
Bem mais que a cicatriz
Agora aberta e exposta.

51150

O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.
Aristóteles

Uma alma em consonância
Gerando esta harmonia
Aonde poderia
Em rara concordância
Ousar na mesma estância
E nisso se veria
Além do dia a dia
O todo em abundância.
Uma amizade dita
A sorte que infinita
Povoa o pensamento,
Destarte o caminhar
Rumando a um só lugar
Enfrenta qualquer vento.

Nenhum comentário: