segunda-feira, 22 de novembro de 2010

50801/10

50801

A virtude, tal como os corvos, aninha-se nas ruínas.
Anatole France

Do nada é que se vê
O quanto poderia
Gerar a fantasia
Na vida sem por que
O todo num cadê
A sorte em utopia
O mundo na agonia
Aonde em vão se crê,
Presumo novo fato
E quanto isto constato
Retrato o que inda trago,
Depois de certo ocaso
A cada novo atraso,
Decerto além, divago.

50802

O passado é a única realidade humana. Tudo o que é já foi.
Anatole France

A vida se transforma
E gera tão igual
Caminho ritual
Idêntico em tal forma,
E assim cada reforma
Produz velho sinal
E nisto o pontual
Reflete a antiga norma,
Depois do que passaste
O todo sem contraste
Verás noutro momento,
E quando me difiro
Ousando o mesmo tiro,
O morto eu sempre invento.

3

Agradeço ao destino por ter-me feito nascer pobre. A pobreza foi-me uma amiga benfazeja; ensinou-me o preço verdadeiro dos bens úteis à vida, que sem ela não teria conhecido. Evitando-me o peso do luxo, devotou-me à arte e à beleza..
Anatole France

Riqueza desvirtua
O olhar de quem procura
Imerso na loucura
Aquém da imensa lua,
E o nada se cultua
Gerando esta amargura
Invés de uma ternura
Que além sempre flutua,
Saber e conhecer
Tentar novo caminho,
E mesmo que daninho
Livrar-se do querer,
Gestando em fantasia
Bem mais do que teria.


4

As opiniões comuns passam sem exame. Na maioria das vezes não as admitiríamos se lhes prestássemos atenção.
Anatole France

Ao ver esta verdade
Diversa da que tenho,
Enquanto este desenho
A vida já degrade,
Transforma o sonho em grade
E nisto ora desdenho
E sei porquanto eu venho
Aquém da liberdade,
A morte da emoção
A leda sensação
Do quanto me liberto,
No rumo antes traçado
O passo sonegado,
Traduz velho deserto.

5

A virtude está toda no esforço.
Anatole France

A luta que não cessa
Expressa o quanto vale
A vida em raro xale
A sorte sem promessa,
E o todo recomeça
Bem antes que avassale
No tom aonde exale
O mundo sem ter pressa,
Virtude se proclama
Supera qualquer trama
E gera muito além
Do quanto pude outrora
A face que me ancora
Somente a luta tem.

6

O pensamento é uma doença peculiar a alguns indivíduos e que não se propagaria sem ocasionar prontamente o fim da espécie.
Anatole France

O pensamento gera
A morte da esperança
E quanto mais avança
Maior resulta a fera,
E nisto o que se espera
Gestando em confiança
Promete uma mudança
E traz a nova esfera,
A luz insuportável
De um mundo tão mutável
Jamais traria a sorte,
Destarte o que se pensa
Ao fim não recompensa
Traduz somente a morte.

7

O dinheiro é um dos fins para se viver feliz: os homens transformaram-no no único fim.
Anatole France

Apenas um caminho
Jamais seria um fim,
E o todo dentro em mim
Aonde ora me alinho
Traduz o velho espinho
Exposto no jardim,
Embora tão ruim
E mesmo até daninho.
No passo sem medida
Ousando nesta vida
Princípio, fim e meio
Do quanto se alimenta
O sonho em tal tormenta
Dirige sem ter freio.


8

O senso comum diz-nos que a terra é imóvel, que o sol gira à sua volta e que os homens que vivem nos antípodas andam de cabeça para baixo.
Anatole France

Visão já deturpada
Do quanto sou e quero
No fundo sendo fero
A sorte não diz nada,
Apenas nesta estrada
Ao ser sempre sincero
Matando o que venero
Negando o que me invada,
Restauro os meus enganos
E sei dos soberanos
Momentos presumidos,
Ao ver realidade
O mundo me degrade
Em erros repetidos.

9

Um bom retrato é uma biografia pintada.
Anatole France

Olhando esta figura
Já tanto apodrecida
Amarelada vida
O fim ora assegura
E o quanto se procura
A sorte dilapida
E tendo esta ferida
Expressa em amargura,
Apenas um retrato
Aonde o que constato
Deveras morto está,
E sei do quanto fora
Uma alma sonhadora
E morta desde já.

50810

Só os homens que não se interessam por mulheres interessam-se pelas suas roupas. Os homens que realmente gostam de mulheres nem percebem o que elas estão a usar.
Anatole France

A capa que reveste
Não vale o quanto tem,
E nisto sei tão bem
Do sonho mais celeste,
E mesmo sendo agreste
O passo diz de quem
Pudera ser além
Do quanto agora veste,
Amar o quanto se é
Bem mais do que tal fé
Pudesse desenhar,
Num âmbito diverso
A ti quando eu me verso
O todo diz amar.

Nenhum comentário: