segunda-feira, 22 de março de 2010

O AMOR HOMENAGEANDO VICTOR HUGO

O Amor
de Victor Hugo
Pois que a beber me deste em taça transbordante,
E a fronte no teu colo eu tenho reclinado,
E respirei da tu’alma o hálito inebriante,
- Misterioso perfume à sombra derramado;
Visto que te escutei tanto segredo, tanto!
Que vem do coração, dos íntimos refolhos,
E tive o teu sorriso e enxuguei o teu pranto,
- A boca em minha boca e os olhos nos meus olhos;
Pois que um raio senti do teu astro, querida,
Dissipar-me da fronte as densas brumas frias,
Desde que vi cair na onda da minha vida
A pétala de rosa arrancada aos teus dias…
Posso agora dizer ao tempo, em seus rigores:
- Não envelheço, não! podeis correr, sem calma,
Levando na torrente as vossas murchas flores
Ninguém há de colher a flor que eu tenho n’alma!
Podeis com a asa bater, tentando, sem efeito,
A taça derramar em que me dessedento:
Do que cinzas em vós há mais fogo em meu peito;
E, em mim, há mais amor que em vós esquecimento!
(Tradução: Álvaro Reis)
1

“E, em mim há mais amor que em vós esquecimento,
E vosso sendo assim, jamais eu poderia
Viver sem ter no olhar a imensa fantasia
E dela com certeza eu tenho o meu sustento.

O amor que em vós nasceu e em mim se fez alento
Enfrenta, destemido, a noite atroz e fria
E sabe desfrutar de toda esta alegria,
E tendo-vos senhora, em vós meu pensamento.

Sabe do quão divino é nosso amor, querida
Encontro em vossa luz, decerto o meu abrigo
Viver-vos com ternura aonde em paz prossigo

É como se pudesse entregar minha vida
A quem tanto redime e mostra este caminho
Aonde em paz jamais eu seguirei sozinho...

2


“Do que cinzas em vós há mais fogo em meu peito;”
E sinto que talvez ainda em fogaréus
Eu poderei saber da Terra tantos Céus
E tendo neste amor além de simples pleito

Certeza de um caminho em luzes sendo feito
Cobrindo-me esta paz em claros, mansos véus,
Os dias do passado, outrora tão incréus
Agora em tanto amor deveras me deleito.

Servir-vos sem pensar em qualquer recompensa
Podendo caminhar em meio aos temporais,
Sabendo quanto brilho em mim vós derramais,

Minha alma enamorada, em vós somente pensa
E tem esta certeza, embora tão fugaz
Do quanto amor é belo e nele imersa a paz.


3

“A taça derramar em que me dessedento:”
Vivendo a plenitude em vós glorificada
Singrando um mar imenso em noite enluarada
Bebendo da alegria expressa em manso vento.
Eu quero em vós a fonte aonde o meu alento
Encontra esta certeza em paz abençoada
Percorrendo universo adentrando a alvorada
E ter além de tudo o amor como provento.

Espessas ilusões escassas nuvens vejo,
O sol tomando a cena, um ar nobre e sobejo,
Entranha-se no olhar beleza iridescente
Prismática emoção, delírio triunfal,
Ensandecido gozo, amor tão magistral
Manhã tão soberana, agora se pressente...


4


“Podeis com a asa bater, tentando, sem efeito,”
Alçar um infinito e ver além do mar,
Mas saiba que talvez ao sonho se entregar
Desejo que vos toma, enfim já satisfeito.
O amor não tem razões, e segue tendo em pleito
Apenas o carinho e nele ao se tocar
Tereis sem perceber, a terra, o céu, luar
Tocando mansamente, em ânsias vosso leito.

Escuto a vossa voz clamando por quem tanto
Deseja vosso amor e quando também canto
Pensando em vosso beijo, o mundo se transforma,

Amor já não respeita enfim qualquer espaço,
E quando em luz intensa o rumo eu quero e faço,
Descumpro sem pensar, deveras qualquer norma...

5

“Ninguém há de colher a flor que tenho n’alma”
Tampouco poderá negar a primavera
Após se perceber terrível dura espera
Apenas o saber do amor ora me acalma

E tenho ainda em mim bem vivo o velho trauma
Do quanto doloroso enfrentar a quimera
Da solidão cruel imensa e fria fera,
Porém quando vos vejo encontro enfim a calma.

Nefastos dias, tive, e neles o terror
De não poder jamais viver um grande amor,
E agora que vos tenho eu sei quanto é divino

O bem maior que existe e nada o calará,
O sol que agora sinto, eterno brilhará
E nele com certeza, em paz eu me alucino...

6


“Levando na torrente as vossas murchas flores”
Depois da primavera aonde me entreguei
A seca dominando então a bela grei
Diversa do que outrora anunciara albores.

E sei que em vossas mãos, os dias sofredores
Traçando em tosca luz o que tanto sonhei,
Secando então tal mar, aonde eu mergulhei
Deixando no lugar um lamaçal de dores.

Esgarça-se a esperança e nada mais me resta,
A vida sem amor, deveras tão funesta
E a solidão transtorna andejo coração

E sei que depois disso, a noite não termina,
O amor quando se acaba, extingue a velha mina
E a seca então destrói a imensa plantação...

7


“- Não envelheço, não! podeis correr, sem calma,”
Dizia assim ao vento um tolo coração,
Espelho sonegando e dando outra visão,
Deixando tão somente, a face escusa da alma

Em transparente ocaso, o fim já se aproxima
E nele nada tendo, apenas o vazio,
Deveras este inverno aplaca algum estio
E assim morrendo logo o que se fez estima.

Não posso caminhar em meio aos temporais
E tendo-vos querida, o olvido, sonegais
Mas sei o quanto é duro, o espelho, nunca nega

E tendo esta certeza, o tempo se escorrendo,
Apenas cada ruga, imenso dividendo
E o timoneiro teima e em duro mar navega.

8


“Posso agora dizer ao tempo, em seus rigores:”
Jamais o temeria, e sei quanto é capaz
De ter felicidade uma alma mais audaz
E nele ainda creio em dias, sóis e flores.

Não posso me negar a crer nos redentores
Caminhos que percebo ao trafegar em paz
Vencendo o meu temor, por vezes tão mordaz
E ter após a chuva, estrelas multicores.

O céu que tanto quero em plenilúnio imenso,
Em vós tanta alegria, eu sei desejo e penso
Traçando a cada dia um raro amanhecer

Vivendo a poesia e nela me entregando
Sabendo quão divino um ar sobejo e brando
Envolto pelo brilho enorme de um prazer...


9

“A pétala de rosa arrancada aos teus dias”
Deveras poderá quem sabe te trazer
Alguma novidade em raro amanhecer
Diversa do que outrora ainda mais querias.

Servindo como posso à tua fantasia
Quem dera se pudesse em mim vivo poder
De ter em minhas mãos, o quanto te querer
E nele traduzir a luz que se irradia

Tocando em teu olhar o brilho deste sol,
Reinando soberano em todo este arrebol,
Traçando uma esperança em plena solidão.

Da pétala arrancada eu sinto que talvez
Refaça-se o perfume embora já não vês
Primaveras em paz, transbordando em verão.

10


“Desde que vi cair na onda da minha vida”
A imensa maravilha em luzes tão sutis
Deveras me fazendo, então bem mais feliz
Traçando de repente, enfim uma saída.

A sorte que pensara outrora já perdida
Agora se permite em cores menos gris
Trazer mais soberano amor que sempre quis
Deixando no passado a sorte dolorida

De quem se fez tão só, buscando a claridade
E tendo em meu caminho, amor que é de verdade
A força sem igual decerto me movendo,

Negando a palidez do medo que se estampa
Moldando uma esperança, invés de fria campa
Na glória de um prazer, fantástico e estupendo...


11

“Dissipar-me da fronte as densas brumas frias,”
Gerando com certeza o amor que mais desejo
Sabendo a cada instante além deste lampejo
O quanto é necessário as várias alegrias.

Tomando o coração divinas poesias
E nelas o melhor, do todo que prevejo
Traduz felicidade, além do quanto almejo,
Sonhando em farta luz, belas alegorias.

Não vejo outro caminho a não ser o do amor
E quando nele imerso eu penso em vos propor
Além de um simples passo em rumo à eternidade

A sorte mais audaz de um infinito sonho,
Deixando adormecido o mundo tão tristonho,
Bebendo desta fonte, amor, que nos invade...

12


“Pois que um raio senti do teu astro, querida,”*
E dele se percebe a intensa claridade
Trazendo ao meu olhar sublime liberdade
Mudando num repente a direção da vida.

O quanto eu te desejo e sonho a cada instante
Mergulho em teu abraço e bebo da saliva
Deliciosamente em ti, a noite é viva
E a lua sobre nós, deveras deslumbrante.

Quisera ter agora o quanto necessito
Do amor que tu me deste e nele se moldar
Além da soberana estrela constelar
O gosto sem igual, intenso do infinito.

E amar-te é muito além de simples poesia,
É ter em minhas mãos, total soberania!

13


“A boca em minha boca e os olhos nos meus olhos”
Assim eu poderia enfim saber da glória
Do amor que tanto tenho e nele esta vitória
Cevando cada flor, matando então abrolhos.

Viver a fantasia e nela perceber
O quão maravilhoso é ter bem junto a mim,
Aquela que domina, em luzes meu jardim
Na fonte delicada, em gozos me embeber.

Pudesse ter no olhar apenas a lembrança
Da rara poesia aonde amor se deu,
O mundo na verdade eu sei, seria meu,
E a sorte mais ausente, a mente agora alcança

Vivendo esta beleza em face deslumbrante,
No amor que com certeza, aos poucos me agigante!


14


“E tive o teu sorriso e enxuguei o teu pranto,”*
Deveras tanto amor jamais imaginara
A vida sempre fora, atroz e sendo amara
Trouxera tão somente a dor e o desencanto.

Agora quando eu vejo o olhar ensandecido
O tempo que se foi, na ausência de um carinho
Mergulho em tal abismo e sigo então sozinho,
Vivendo do passado aonde encontro olvido?

O quanto se perdeu e tudo fora em vão
Somente em meu olhar a dor me consumindo,
O mundo que pensara outrora ser infindo
As dores do viver, em trevas mostrarão

O rumo em descaminho em mim eu sei se esconde
E amor por onde estás? Responda. Diga aonde...

15


“Que vem do coração, dos íntimos refolhos,”
E neles falsidade encontro invés de paz,
Apenas o vazio, imenso e duro antraz
Penetra duramente invadindo os meus olhos.

Recebo tão somente a voz da ingratidão
E nela não encontro além deste vazio
Que em verso triste agora, aos poucos eu desfio,
Negando desde sempre a força de um verão.

Pudesse transformar a lágrima em sorriso,
Vivendo plenamente o amor que tanto quis,
Seria finalmente, então bem mais feliz,
Quem sabe assim veria, enfim o Paraíso?

Mas quando eu te percebo; ausente e tão alheia,
A solidão, somente, aos poucos me rodeia...


16


“Visto que te escutei tanto segredo, tanto!”
E agora não podendo enfim seguir meu rumo,
Os erros que cometo, engodos que eu assumo,
Traçando em meu caminho um turvo e negro manto.

Acordo e quando vejo o leito solitário
Percebo que jamais terei o teu amor,
Sem ele com certeza, a vida perde a cor,
E o tempo se tornando, então duro corsário

Levando o meu tesouro, o barco perde o cais,
E sem ancoradouro, aonde poderei
Viver se não consigo encontrar noutra grei
Momentos que bem sei já foram magistrais,

Recebo a tempestade e nela tanto medo,
E embora inda relute, afinal, eu já cedo...

17

“Misterioso perfume à sombra derramado”
Deixando para trás o que pensara vida,
E assim sem perceber se tenho uma saída,
Vivendo do que fora à luz do meu passado,

Escarpas que enfrentei, montanhas, cordilheiras
A sorte destroçada, o tempo todo em vão
O corte preparado, as dores que virão
A noite solitária, estrelas derradeiras

Mergulho neste abismo e vejo o nada ser
Tocando mansamente a pele em carne viva,
O gozo desejado, a solidão me priva
E tendo tão somente agora o desprazer

Mortalha que carrego um luto eterno insano,
Dizendo deste amor, envolto em desengano...


18


“E respirei da tu’alma o hálito inebriante,”
Tocando a tua pele em rara maravilha
O amor que tanto quero e sei o quanto brilha
Qual fora desta vida, incrível diamante

Trazendo em todo verso, insuperável sonho
E quando nele imerso eu bebo a claridade
E dela enfim traduzo a luz da liberdade
Que agora com carinho, em sonetos componho.

Viver eternidade a cada poesia
E dela transformar o mundo em plena paz,
Deixando o sofrimento agora para trás
Tocado pela glória aonde se irradia

Beleza sem igual ternura fabulosa
Cevando em ti querida, a bela e rara rosa!

19


“E a fronte no teu colo eu tenho reclinado,”
Sabendo quão divino o amor que me conduz
Ao braço redentor e nele tanta luz
Diversa do que outrora eu vira em meu passado,

Singrando em ti o mar aonde um cais divino
Pudesse me trazer a fonte de um desejo
Que a cada amanhecer em ti sempre prevejo
E dele todo o brilho aonde me alucino.

Em ti encontro enfim a paz que tanto quero,
No amor mais desejado, o sonho enternecido
A glória de saber: a vida faz sentido,
Tocado pelo encanto o mais puro e sincero.

Amar e ser amado: intensa maravilha
É como imenso sol eterno que ora brilha.




20


“Pois que a beber me deste em taça transbordante,”
E dela me sacio um pouco a cada dia,
Vibrando com prazer, amor ora me guia
E leva ao mais perfeito e raro diamante.

Eu quero estar convosco e ter em vossas mãos
A glória de saber o quão maravilhoso
Caminho que percorro em luz e pleno gozo
Deixando no passado os dias frios, vãos.

E sendo-vos senhora, agora mais fiel
Encontro finalmente a luz que tanto quis
Podendo então dizer: agora sou feliz
E tenho esta visão sublime deste céu

Aonde a estrela guia eleva-me deveras
Trazendo para a vida eternas primaveras!


*

AS DIVERSAS COLOCAÇÕES EM VÓS E TU, SÃO DO TRADUTOR

Nenhum comentário: